A contribuição da Informática para o mundo e toda sua geração de computadores

TechnoCovid

TechnoCovid

A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA PARA O MUNDO E TODA SUA GERAÇÃO DE COMPUTADORES


A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA É BEM SIGNIFICATIVA AO LONGO DOS ANOS, PRINCIPALMENTE NA PANDEMIA


Por Deborah Gomes, Sheyna Cristini e Pedro Henrique Firmino Domingues


Data de publicação: 06/10/2020


A Informática tem dado inúmeras contribuições para o mundo desde o momento de seu nascimento, na Segunda Guerra Mundial, contribuindo para a vitória dos Aliados sobre os nazistas. Os principais computadores desta primeira geração fora : o MARK I, COLOSSUS e o ENIAC, estes tinham o objetivo de desvendar códigos nazistas, calcular trajetórias balísticas, e calcular movimentos militares.





A segunda geração teve início no final da década de 50, com computadores 10 vezes menores, e pela substituição da válvula (amplamente utilizada na primeira geração) pelo transistor, objeto revolucionário à época, pois não exigia pré-aquecimento, consumia menos energia, e gerava menos calor. Além dos transistores, foram introduzidos os conceitos de Unidade Central de Processamento (CPU), memória e Linguagem de Programação. Os principais computadores que caracterizaram esta geração foram o IBM 1620 e o IBM 1401. A segunda geração ficou caracterizada por ser a primeira geração a ser comercializada.






A terceira geração de computadores teve começo em 1965, e foi marcada pelo início do uso do uso do silício na sua fabricação, sendo principalmente usado nos microchips, integrando um grande número de transistores, que possibilitou a fabricação de equipamentos menores e mais baratos. A principal contribuição desta geração foi a sua extensa contribuição para o surgimento de outras tecnologias derivadas da corrida espacial durante a guerra fria, aviões e decodificações de códigos. O principal computador desta geração foi o IBM s 360.







Na quarta geração, que teve seu princípio no início da década 70, já temos computadores semelhantes aos que temos hoje em dia. Esta geração ficou muito caracterizada pelo surgimento dos processadores e dos sistemas operacionais como o: MS-DOS, UNIX, e Apple’s Macintosh. Discos rígidos começaram a ser utilizados como memória secundária, e o começo do uso dos teclados atuais. Com todas estas inovações, os computadores se tornaram mais confiáveis, mais eficientes, mais compactos e com maior capacidade de armazenamento. Esta geração também ficou marcada pelo início da venda dos computadores como pessoais, fazendo desta a primeira geração a ser fabricada em larga escala para comercialização. A principal contribuição desta geração está no fato de ter sido a primeira geração a ter a internet, com inúmeras contribuições para as comunicações mundiais.







A Quinta geração de computadores é a geração atual, que teve seu início em 1991, com processadores com milhões de transistores, discos rígidos com mais de 500 GB de capacidade de armazenamento, Pen-Drives com mais de 1 GB de memória. As principais características desta geração são a sua enorme variedade de componentes, variedade essa sendo tão grande que uma pessoa que não é uma profissional de informática pode montar seu próprio computador componente por componente, além disso temos também o começo do uso da inteligência artificial. As principais contribuições desta geração estão presentes nos mais diversos campos da sociedade, como a Saúde, segurança, educação, esportes etc.





A importância da tecnologia na pandemia


Em meio a esse tempo que estamos enfrentando, ferramentas de tecnologia são, mais do que nunca, de suma importância. Seja para reaproximar famílias separadas durante a quarentena, trabalhos e aulas à distância, ou para auxiliar os profissionais da saúde e pacientes, a tecnologia vem sendo muito importante nesse período.

Uma das principais formas de reduzir o risco de contágio e a disseminação do vírus é o distanciamento social, que consiste em restringir o convívio social de modo a controlar a propagação de uma doença contagiosa.





Na saúde, temos o uso da telemedicina, que permite eliminar as distâncias geográficas, conectando profissionais de saúde aos pacientes por meio de vídeo consultas. Os principais benefícios desta solução incluem a troca de informações de saúde entre profissionais e paciente, troca de informações entre os profissionais de saúde (2ª opinião), o aumento da capacidade de atendimento com eliminação de deslocamento do profissional, o conforto e agilidade na consulta sem a necessidade de deslocamento do paciente, e, principalmente, a diminuição dos tempos de espera e o risco de contágio.

Na área de produtos, a tecnologia tem sido indispensável quanto ao desenvolvimento e até mesmo na aprovação de novos produtos, como ventiladores mecânicos novos, materiais de intubação mais seguros e com menos contaminação, novas formas de EPI, além de softwares para rastreio e detecção precoce da Covid-19.

Quanto à educação, professores e alunos tiveram que se readaptar para as aulas à distância. Um método totalmente novo que visa a aproveitar o máximo possível desse ano letivo.

O lazer não fica de fora dessa lista, shows, filmes e até festas adotaram o método drive-in, cada família no seu carro assiste à apresentação em segurança. Muitos artistas têm feito lives para animar as pessoas, cada um da sua casa. Compras de variadas coisas online, drive-through são outros exemplos de comodidades.





Tecnologias que estão sendo usadas na pandemia


Drones


O drone é um equipamento que pode ser usado com objetivos distintos, atualmente em alguns lugares ajudam a mapear onde há aglomeração de pessoas. Países como a Espanha utilizam este equipamento que emite um aviso quando detectada grande aglomeração de pessoas em algum lugar; os drones ajudam principalmente em Madrid, a capital, cidade com mais foco de infecções no país.

Na China o drone já é utilizado de uma forma diferente de outros países. Os drones são usados para ajudar na desinfecção das ruas, tornando a limpeza mais rápida e eficaz.


Táxi voador


A diferença entre um drone comum e um táxi voador está em ser equipado com 16 hélices e 16 motores, sua capacidade de levar cargas de até 140 kg e percorrer de forma automática trajetos de até 31 km. Na China é utilizado principalmente para transportar medicamentos de armazéns até hospitais sem a presença de um piloto.

Outros países como a Alemanha e os Estados Unidos têm projetos parecidos, mas ainda não se sabe se serão utilizados.


Impressão 3D


Devido à falta e demora da chegada de aparelhos como respiradores e máscaras, entusiastas da impressão 3D e até empresas estabelecidas no mercado usam essa tecnologia para produzir com rapidez todos os equipamentos necessários. Em cerca de 3 horas, já se tem um protótipo pronto para que os técnicos possam testar nos respiradores. Provando que a tecnologia pode ajudar em meio à superlotação de leitos hospitalares e ao desgaste acelerados de equipamentos.

Robôs


Os robôs hoje em dia estão muito presentes como auxílio em muitos países, para evitar o contato entre humanos.

Nos hospitais chineses são usados para evitar contato entre pacientes, a equipe médica e demais funcionários. Em um hotel que fica ao leste do país, o robô entrega comida no quarto dos hóspedes. Já na Bélgica, uma empresa de tecnologia chamada Zorabots emprestou centenas de robôs para idosos que estão em isolamento. O intuito é para que os idosos não se sintam sós e possam fazer vídeos chamadas com seus familiares.



Veja: Clique aqui para saber mais sobre esses dispositivos.



Inteligência artificial


Como os cientistas não conhecem todas as características do covid-19, a inteligência artificial vem ajudando de muitas formas no combate do vírus. Nos Estados Unidos a empresa Qventos criou um algoritmo que, além de prever a capacidade necessária aos novos casos pelo sistema público, também consegue prever a evolução do surto.

O Hospital Zhonghan na China utiliza um sistema baseado em IA que rastreia tomografias pulmonares ajudando os médicos a priorizarem novos casos de covid-19.


Rastreamento da doença


Essa é uma das tecnologias mais eficazes de conter a disseminação do vírus. Sua função é rastrear as pessoas e dizer se elas tiveram algum contato com um infectado.

Quando é rastreado o deslocamento de usuários pelo celular, as autoridades sanitárias têm a capacidade de alertar se a pessoa entrou em contato com alguém já infectado pela doença.

Atualmente, Google e Apple desenvolveram uma ferramenta que, por meio do celular, pode notificar se houve contato com um infectado pelo Sars-CoV-2.


Telemedicina


Esse método já era utilizado antes, entretanto, com o surgimento do coronavírus, se tornou um grande aliado.

Os pacientes são consultados em casa, pela internet, por aplicativos no próprio smartphones ou gadgets especialmente criado para essa finalidade. Assim os médicos podem consultar à distância, sem precisar ter o contato físico, diminuindo o risco de contágio de ambos.


5G e consultas remotas


Na China e na Coreia do Sul a conectividade 5g vem sendo de grande ajuda para evitar o contato físico e zelar pelo distanciamento. A rede de quinta geração é essencial para o funcionamento de robôs e inteligência artificial.

A Huawei instalou novas antenas de 5g na China, para aumentar a cobertura de sistemas avançados de teleconferência.












TEMPOS DIFÍCEIS, EXIGEM AMOR AO EXTREMO! CUIDEM-SE!